quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Auto - Mutilação

Volto a publicar este post, porque hoje tive um comentário na primeira pessoa de alguém que auto mutila, está em recuperação...tem um longo caminho pela frente...mas está disposta a seguir em frente.

Como sempre quando chego a casa uma das primeiras coisas que faço é ligar a televisão e fazer zapping a todos os mil canais que tenho. Na esperança de encontrar algo que me interesse.
Nesta sexta-feira passada não foi excepção e apesar da hora já ser tardia, mais ou menos 1 da manhã, faço o meu ritual, chamemos-lhe assim.
Passo pela Sicnotícias e está a começar uma reportagem sobre "Auto-Mutilação Juvenil".
O que leva uma pessoa a magoar-se a si própria?
Qual a sensação de sentir um corte, o sangue a escorrer seja em que parte do corpo for?
Como é que é possível sentir alivio depois de se cortar?
Quando nos cortamos ficamos logo irritados, com dor...dizemos mil asneiras mesmo que não seja hábito dizer mas não existe um alívio interior, uma sensação de paz. Pelo menos falo por mim.
Mas para estas pessoas as coisas não são assim, eles sentem exactamente o oposto.
Começam a sentir-se sozinhos, isolados, por vezes o ambiente nas escolas onde os colegas não são simpáticos, gozam por tudo e mais alguma coisa. Faz com que fiquem deprimidos, tendem-se a isolar em casa onde ninguém os incomode. Sentem uma sensação de aperto interior e um simples corte vai fazer com que a sensação de mau estar passe.
Esta reportagem foi feita com 3 jovens com histórias de vida diferentes mas todos tinham o mesmo objectivo: Auto-Mutilarem-se
Ambos começam com cortes pequenos, quase como uma ferida que se faz acidentalmente. É fácil mentir a toda gente dizendo que foi uma acidente mas depois os cortes passam a ser uma constante da sua vida diária. Depois de começarem é muito difícil controlar os golpes, as marcam ficam para sempre e esconder deixou de ser uma tarefa fácil.
O programa termina com a conversa de dois amigos um deles a dizer que tinha encontrado um novo sítio para se cortar, mas não a estava a incentivar a corta-se também...ele é que não consegue parar!!
Foram histórias impressionantes que nos fazem pensar muito nos nossos actos!
Há cada vez mais jovens a auto-mutilarem, são pessoas que precisam de ajudam médica, família e dos amigos!
Há cada vez mais jovens a magoarem-se a si próprios, um maior site sobre o tema onde também têm sala de chat para partilharem as suas experiências, tem mais de um milhão de visitam diárias. São muitas visitas...muitas mesmo...

Foi uma reportagem que impressionou-me bastante!

14 comentários:

  1. Ola querida.
    Não vi a reportagem e nao consigo compreender... No entanto, o que penso é que devem faze-lo para se "sentirem vivos". A verdade é que a dor é sinal disso mesmo, que no meio de uma depressão, ainda não estamos completamente mortos.

    Deve ser mesmo impressionante, sem duvida.

    Beijo
    CA

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Talvez a possa ajudar a compreender o que está por detrás deste comportamento.
    Eu já tive uma perspectiva em relação à auto-mutilação muito semelhante à sua.Para mim, era impossível entender como é que os cortes poderiam aliviar alguma coisa...e até mesmo não sentirmos a dor dos cortes.
    Acho que é algo muito complexo e por isso, dificil de explicar.
    Eu, infelizmente, enveredei pelos caminhos da auto-mutilação.
    Quando recorremos a este tipo de comportamento, é porque existe um grande sofrimento psicólogico escondido e que não somos capazes de o libertar de outra forma (verbalmente, por exemplo).
    Então, recorremos aos cortes, mas é quase como se não sentíssemos essa dor física, de facto é ela que vem aliviar um pouco a dor psicológica. Eu acredito que isto não seja muito fácil de entender para quem se encontra fora da situação. :)
    Além disto, a auto-mutilação é muitas vezes uma forma de punição. Quando acontece algo que nos faz sentir culpados, cortamo-nos, porque achamos que somos culpados e merecemos punição.
    Outra forma ainda, é uma tentativa de controlar, isto é, já que não posso controlar o que me envolve, ao menos controlo alguma coisa.
    O mais engraçado é que eu tenho noção de que os pensamentos que estão por detrás da auto-mutilação são errados, tenho noção que esta situação não é nada benéfica...Mas acho que funciona como uma droga: torna-se num vício.
    Estou a recuperar aos poucos...

    Deixo aqui o meu blog. Criei-o há bem pouco tempo. É onde relato o meu caso em específico.

    http://www.filipa-renascer-das-cinzas.blogspot.com/

    Espero ter contribuido* :)
    Beijinho. Continue com o óptimo trabalho!:)
    Filipa*

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Muito obrigada pela sua vontade de ajudar. É muito nobre da sua parte.
    Esteja à vontade para colocar o link do meu blog no seu, sei que a sua intenção é a melhor.

    Beijinho, obrigada!
    Filipa*

    ResponderEliminar
  4. Eu sou do Brasil...e tenho 15 anos...
    axei o seu blog pelo blog da FELIPA....


    No momento to me sentindo uma fracassada e estou com medo...
    Aos 11 anos começei a me cortar, e é como se fosse uma droga que vicia e alivia outras dores, feliz mente depois de uns 2 anos faazendo issoh consegui parar, ninguem fikou sabendo, as coisas na minha casa melhoraram e eu consegui parar.
    bom coomo dizer depois de 3 anos sem me cortar, eu simplismente recai, eu mesmo não acredito 3 anos e eu acabei me cortando!!..
    eu sinceramente não sei o que fazer, eu estava pesquisando sobre o assunto por que me lembrei que quando estava parando era bom ler depoimentos de outra pessoa...mais não deu eu não aguentei, eu fracassei!!...eu estou com medo...eu me prometi que não vou mais fezer isso, mais a tres anos atras eu tinbha falado varias vezes isso, e hoje tambem estou com muita vontade de novuh...
    Não sei oque fazer...a unica coisa que consigo pensar é que ninguem pode descobrir e que eu sei que estou magoando a DEUS também, não sei oque fazer...

    Obrigada pela preucupação com os jovens que passam por essa sitiação, não e facil, principalmente quando não se tem apoio...
    Se vc quiser entrar em cntato comiguh por e-meil:paolaferreira2010@bol.com.br
    Esse perfil do orkut que eu estou msndando o não tem nada, so criei para manda o comentario.

    ResponderEliminar
  5. bem... fiquei super comovida com tudo o que li!!! :S VE foi lindo da tua parte.. e o que posso dizer aos outros... FORÇA!! beju*

    ResponderEliminar
  6. È um assunto que muitas pessoas não entende, ja fiz varias Mutilição, varias tentativas de suicidio, tenho 39 anos quando faço a auto-mutilação sai um peso de dentro de mim, so desta maneira e que eu conssigo suportar a dor quanto mais me corto a dor dessaparece...

    ResponderEliminar
  7. olá! Eu queria saber, qual é o site que referiu no texto?

    ResponderEliminar
  8. A reportagem que vi, foi no canal sicnoticas o ano passado!

    ResponderEliminar
  9. No final do texto diz que há um maior site sobre o tema onde também têm sala de chat para partilharem as suas experiências, tem mais de um milhão de visitam diárias. Sabe qual é o site? :)

    ResponderEliminar
  10. Já não me recordo o site, mas a solução mais apropriada é procurar ajuda médica.
    Também eles podem ajudar =))

    ResponderEliminar
  11. ten hr que eu msm me pergunto? pq me corto? mais a hr que eu vejo eu ja estou toda arranhada e tals num consegui me livrar disso e é mt dificil! mais tento me controlar fazendo tratamentos pisicologicos mais nd adianta e num sei mais oque eu fç minha vida é um inferno e so tenho vontade de me cortar!!!

    ResponderEliminar
  12. Não sei mais o que fazer, a vontade de me cortar aumenta nao tenho controle, o dificil é esconder pois ja me acostumei com a dor, é uma dor que alivia so quem passa por isso sabe! Tenho vergonha quando me perguntam o que sao todas essas cicatrizes em meu braço e eu não posso falar pois não são todos que entendem, bem eu não sei se quero parar pois me cortando eu me sinto aliviada.. e isso não é frescura para se aparecer e todos sentirem dó de ti! eu tento esconder ao maximo pois não quero que se preocupem comigo.

    ResponderEliminar
  13. Olá! Será bastnte importante que procure ajuda, é importante ser acompanhada por um psicólogo, médico e um grupo de ajuda. Com certeza já deu conta que enfrentar a situação sozinha é muito doloroso, não se preocupe se ficarem preocupados, é sinal que gostam e amam.
    Sinceramente, espero que busque uma solução para minimizar a dor.

    beijinho

    ResponderEliminar

http://www.blogger.com/blog-post-reactions.g?options=[fraco,+mediano,+bom]&textColor=%23333333#