Volto a publicar este post, porque hoje tive um comentário na primeira pessoa de alguém que auto mutila, está em recuperação...tem um longo caminho pela frente...mas está disposta a seguir em frente.
Como sempre quando chego a casa uma das primeiras coisas que faço é ligar a televisão e fazer zapping a todos os mil canais que tenho. Na esperança de encontrar algo que me interesse.
Nesta sexta-feira passada não foi excepção e apesar da hora já ser tardia, mais ou menos 1 da manhã, faço o meu ritual, chamemos-lhe assim.
Passo pela Sicnotícias e está a começar uma reportagem sobre "Auto-Mutilação Juvenil".
O que leva uma pessoa a magoar-se a si própria?
Qual a sensação de sentir um corte, o sangue a escorrer seja em que parte do corpo for?
Como é que é possível sentir alivio depois de se cortar?
Quando nos cortamos ficamos logo irritados, com dor...dizemos mil asneiras mesmo que não seja hábito dizer mas não existe um alívio interior, uma sensação de paz. Pelo menos falo por mim.
Mas para estas pessoas as coisas não são assim, eles sentem exactamente o oposto.
Começam a sentir-se sozinhos, isolados, por vezes o ambiente nas escolas onde os colegas não são simpáticos, gozam por tudo e mais alguma coisa. Faz com que fiquem deprimidos, tendem-se a isolar em casa onde ninguém os incomode. Sentem uma sensação de aperto interior e um simples corte vai fazer com que a sensação de mau estar passe.
Esta reportagem foi feita com 3 jovens com histórias de vida diferentes mas todos tinham o mesmo objectivo: Auto-Mutilarem-se
Ambos começam com cortes pequenos, quase como uma ferida que se faz acidentalmente. É fácil mentir a toda gente dizendo que foi uma acidente mas depois os cortes passam a ser uma constante da sua vida diária. Depois de começarem é muito difícil controlar os golpes, as marcam ficam para sempre e esconder deixou de ser uma tarefa fácil.
O programa termina com a conversa de dois amigos um deles a dizer que tinha encontrado um novo sítio para se cortar, mas não a estava a incentivar a corta-se também...ele é que não consegue parar!!
Foram histórias impressionantes que nos fazem pensar muito nos nossos actos!
Há cada vez mais jovens a auto-mutilarem, são pessoas que precisam de ajudam médica, família e dos amigos!
Há cada vez mais jovens a magoarem-se a si próprios, um maior site sobre o tema onde também têm sala de chat para partilharem as suas experiências, tem mais de um milhão de visitam diárias. São muitas visitas...muitas mesmo...
Foi uma reportagem que impressionou-me bastante!